domingo, 18 de maio de 2014

Etnocenologia na voz de seus ilustres interlocutores- Nossos convidados




Palestra: “A Sacralização do Corpo nas Comunidades-Terreiro”.
Por Profa. Helena Theodoro Lopes (Rio de janeiro)

Ela é Doutora em Filosofia, mestre em Educação, coordenadora do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros do Departamento de Ensino Superior da FAETEC, coordenadora da Pós-graduação de Figurino e Carnaval da Universidade Veiga de Almeida , Professora da Universidade Estácio de Sá e vice-presidente do Fundo Elas. Coordenadora de Curso de Carnaval, Colunista do Jornal Sambalanço; autora de livros sobre o tema.; Jurada do Estandarte de Ouro do Jornal O Globo desde 1984.




Palestra “Etnocenologia: Cruz, Cruzeiro, Encruzilhada nos Saberes da Cena”. Por Jorge das Graças Veloso (Brasília)


Ator, Diretor Teatral e Dramaturgo, possui graduação em Comunicação Social, pelo Centro Universitário de Brasília (1978), Licicenciatura Plena em Educação Artística: Artes Cênicas, pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (2006), Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2001) e Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2005). Atualmente é professor adjunto na Universidade de Brasília – UnB, Chefe do Departamento de Artes Cênicas – Ida/UnB, Coordenador da Licenciatura em Teatro do Programa Pró-Licenciatur no IdA/UnB. É vice-coordenador do GT de Etnocenologia na ABRACE – Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Atua principalmente nos seguintes temas: etnocenologia, pedagogia do teatro, teatro, artes cênicas, artes e estudos culturais.




Palestra  “O Corpo do Amor e da Poesia”, por  João Jesus de Paes Loureiro (Pará)

Escritorpoeta e professor universitário brasileiro. Professor de Estética, História da Arte e Cultura Amazônica, na Universidade Federal do Pará. Mestre em Teoria da Literatura e Semiótica, PUC/UNICAMP, São Paulo e Doutor em Sociologia da Cultura pela Sorbonne, Paris, França. Possui diversas obras publicadas, como o livro "Cultura Amazônica - Uma Poética do Imaginário", tese de doutoramento na Universidade de Paris V (Sorbonne, França). Parceiro, como poeta, de vários compositores paraenses, tais como Wilson Dias da Fonseca, é autor da inspirada letra da valsa "Rachelina" (1922), escrita em 1996, cujo texto procura retratar, com fidelidade, o espírito da música composta por José Agostinho da Fonseca (1886-1945), em homenagem à pianista santarena Rachel Peluso.




Lançamento do livro ANTROPOLOGIA DA DANÇA, autoria Giselle Guilhon Antunes Camargo 

Doutora em Artes Cênicas pela UFBA/ Pós-Doutora em Antropologia Social pela UFSC). Professora da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará – ETDUFPA. Concluiu seu Doutorado em Artes Cênicas, na Universidade Federal da Bahia, em 2006, sob orientação do Professor Dr. Armindo Jorge de Carvalho Bião, realizando seu Estágio de Doutorado-Sanduíche em Teatro, na Universidade de Paris 8, durante o ano de 2004, sob orientação do etnocenólogo Professor Dr. Jean-Marie Pradier. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), cursou, na mesma universidade, os mestrados de Antropologia Social (1994-) e História (1995-1997), obtendo grau de Mestre em História, em 1997. Vem dando continuidade à sua pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, da Universidade Federal de Santa Catarina, onde acaba de concluir, sob a supervisão da Professora Dra. Esther Jean Langdon, seu Pós-Doutorado Júnior (2007), como bolsista do CNPq

Nenhum comentário:

Postar um comentário